sábado, 4 de abril de 2009

Sábado de Aleluia


Pessoal,
Tivemos uma noite maravilhosa.
Nossos sinceros agradecimentos ao Kolombolo e amigos bairristas e não bairristas!
Abraços!

As fotos já estão no álbum: http://picasaweb.google.com.br/BlocoLiradaVila/20090412SabadoDeAleluia?authkey=Gv1sRgCJOy5sCo6pKn5gE&feat=directlink
As fotos que o Ratinho tirou estão no endereço:


Vista a camiseta e venha brincar!
Quando éramos crianças brincávamos o Carnaval. Depois esperávamos, ansiosamente, durante a quaresma, o sábado de Aleluia. Antes disso havia o respeito à semana Santa, com sua tristeza e abstinências.
No sábado, que antecede o domingo de Páscoa, havia a malhação, ou enforcamento do Judas. Costume que, segundo alguns historiadores, veio com a tradição ibérica e surgiu do rito pagão do Fogo Novo, herança dos hebreus. Esse ritual era uma espécie de julgamento público dos atos das pessoas da comunidade.
À noite no Baile do Sábado de Aleluia tínhamos um pequeno Carnaval, com suas marchinhas e brincadeiras.
O Lira da Vila convida a um resgate do Sábado de Aleluia com marchinhas. Não teremos um baile, mas teremos muita alegria e música de primeira.
Nosso convidado será o Kolombolo diá Piratininga.
“O GRÊMIO RECREATIVO DE RESISTÊNCIA CULTURAL KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA foi fundado em 15/05/2002 com a idéia, inicialmente, de que este fosse um grêmio recreativo nos moldes dos antigos cordões, mas hoje o grupo realiza pesquisas, oficinas culturais, encontros, produções de CD’s e de shows, com o objetivo de trazer ao conhecimento do público a história do samba paulista.”
(Extraído do site
http://www.myspace.com/kolombolo)